Em reunião da Comissão de Política Agrícola IBGE confirma inicio do Censo Agropecuário

27/06/2017 16:58

Estudo é realizado a cada dez anos, mas em 2016 isso não aconteceu o que gerou expectativa para o anuncio de uma nova data.

Jair Aguilar Quaresma e Roque Bohnemberger representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE estiveram na FETAESC na terça-feira (27/06) durante reunião da Comissão de Política Agrícola – COPA.

Na oportunidade foi confirmada a realização do Censo Agropecuário. O último Censo para o interior do Brasil foi realizado em 2006. Usado como ferramenta na busca de políticas públicas e também como fonte de pesquisa o Censo é um importante banco de dados com um diagnóstico atual do meio rural brasileiro.

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais estava pedindo via CONTAG que o governo federal fizesse o estudo já que os dados do censo atual estavam defasados.

O Presidente da FETAESC, José Walter Dresch, acredita que a presença de representantes do IBGE é importante para esclarecer esse trabalho que é tão importante e que na nossa avaliação precisa ser feito com urgência.

De acordo com a apresentação realizada por integrantes do IBGE de Santa Catarina as visitas para a coleta das informações nas propriedades rurais para preenchimento do questionário devem começar em breve. A previsão é que o novo Censo Agropecuário brasileiro seja apresentado no segundo semestre de 2018.

Clique aqui para ver o vídeo chamada do Censo Agropecuário.