NOTÍCIAS
Política Agrícola
Entidades assinam protocolo com a JTI e definem preço do tabaco para safra 22/23
Os encontros ocorreram nesta segunda (16) e terça (17), no Rio Grande do Sul

Foto: Luciana Jost Radtke

As entidades representativas dos fumicultores assinaram protocolo com a JTI, na tarde desta terça-feira (17), reajustando a tabela de preço do tabaco da safra 2022/2023 em 30,17%, que é o índice apurado durante o levantamento do custo de produção em conjunto.

Embora não tenha chegado aos percentuais pretendidos pela representação das entidades, elas entendem que a JTI cumpriu com o protocolo assinado na safra passada, que estabelecia a reposição do custo de produção e mantendo o percentual de ganho real acordado na safra passada. O acordo só foi possível pois as entidades mantiveram um intenso diálogo para o avanço da negociação.

Apesar do anúncio positivo para os produtores integrados com a JTI, com as demais empresas, a representação não conseguiu avanços. As mesmas, apesar do levantamento do custo de produção em conjunto, na mesa de negociação não consideram este custo, oferecendo reajuste abaixo dos índices apurados.

Segundo o vice-presidente da Fetaesc e responsável pelo setor de Política Agrícola, Luiz Sartor, as entidades ficaram frustradas com algumas empresas que concordaram com o custo de produção e, depois, na negociação, não reconheceram. "A nossa esperança é que a gente consiga assinar esse acordo com a maioria das empresas, desde que sejam respeitados, no mínimo, os custos de produção", explica Luiz Sartor. 

As entidades continuam abertas à negociação com as demais empresas. Porém, deixam claro que o ponto de partida é a variação do custo de produção individual e mais a adequação nas tabelas das classes que estão defasadas.

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O segundo encontro para a definição do preço do tabaco para a safra 2022/2023 ocorreu nos dias 16 e 17 de janeiro, na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul/RS. Foram recebidas nove empresas, presencialmente e de forma individual.

Fonte: Fonte: Afubra

Publicado em: 17/01/2023 Por: Viviana Ramos
Tags:
Compartilhe
Texto