NOTÍCIAS
Mulheres
Fetaesc participa de Curso Nacional de Mulheres e Agroecologia em Brasília
O encontro ocorreu entre os dias 20 a 22 de março, em Brasília e contou com a participação da Secretaria de Mulheres da Fetaesc

A Fetaesc participa do 1º Módulo do Curso Nacional de Mulheres e Agroecologia

A Fetaesc participou do 1º Módulo do Curso Nacional de Mulheres e Agroecologia, realizado nos dias 20 a 22 de março, em Brasília. O evento foi promovido pela CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A Federação foi representada pela Secretária de Mulheres, Leslei Kegler Mayer.

O objetivo principal do evento é promover uma construção coletiva de conhecimento sobre temas como gênero, feminismo, economia voltada para a mulher, agroecologia, transição agroecológica, racismo, divisão sexual do trabalho, entre outros. Além disso, busca-se possibilitar uma compreensão mais complexa e detalhada, permitindo que as mulheres vão além das práticas produtivas convencionais, tanto no campo quanto na cidade.

O encontro também visa fortalecer os conceitos de modo de vida e relação com a natureza, visando a produção de alimentos mais saudáveis e a garantia da segurança e soberania alimentar no país, mantendo preservadas diversas formas de vida e culturas.

Durante o evento, houve um resgate dos conhecimentos tradicionalmente produzidos e reproduzidos pelas mulheres agricultoras familiares em suas comunidades e territórios, relacionando-os com a agroecologia.

Além disso, reconheceu-se e valorizou-se a contribuição das mulheres na construção da agroecologia, assim como para a produção e o aporte econômico (com renda monetária e não monetária) para as famílias, comunidades e territórios.

Para Leslei Kegler Mayer, Secretária de Mulheres da Fetaesc, o evento foi uma oportunidade maravilhosa e de grande valia para aproximar as culturas e trocar experiências com agricultoras de todas as partes do Brasil.

"Foi muito gratificante ter esses três dias de convivência com companheiras agricultoras familiares de todas as regiões brasileiras", comenta.

Outro aspecto positivo destacado pela Secretária de Mulheres é a forma como a agroecologia é vivida. Para ela, vai além de técnicas e práticas já conhecidas, extrapolando a barreira do impensável e se concentrando em um território totalmente dominado pela mulher agricultora: plantar com amor.

"Compreendi que a agroecologia é vivida dentro das casas e nas famílias agricultoras. Agroecologia não utiliza apenas técnicas, é feita com amor", enfatiza Leslei

Publicado em: 25/03/2024 Por: Fetaesc
Tags:
Compartilhe
Texto